Juíza obriga município de Ibirataia encaminhar paciente com HIV para tratamento

Foto: Reprodução.

A prefeitura Municipal de Ibirataia recebeu no dia 20 de Abril do corrente ano, uma ordem judicial de número 0000283-55.2016.8.05.0096, para que a paciente moradora de Ibirataia A.F.S. fosse encaminhada para o hospital Psiquiátrico Lourival Burgos Mucine, em Jequié/BA ou outro adequado para o tratamento indicado, pelo prazo necessário, a ser informado pelo profissional médico responsável pelo tratamento, a fim de garantir a saúde da mesma e da comunidade. 
A paciente é usuária de drogas, portadora do vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, sendo que o uso exacerbado dos entorpecentes desencadeou sérios problemas de ordem psíquica, tornando-a uma dependente química complexa, com varias passagens em Centros de Recuperação e 07 (sete) filhos, dos quais alguns encontram-se acolhidos em famílias substitutas e outros em local incerto e não sabido. 

A Prefeitura foi intimada a fazer o encaminhamento através da justiça. Em caso de descumprimento, foi arbitrada a multa diária de R$ 500,00. O Município foi obrigado ainda, a providenciar o devido transporte da paciente.
Em menos de 15 dias já é o segundo caso que expõe a Secretaria de Saúde do Município. Nas semanas passadas, duas pessoas com a gripe H1N1 reclamaram nos veículos de comunicação a nível federal do descaso.

O autor da ação é o Ministério Público.

Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário