Novos setores prometem crescer no país

FOTO: Reprodução//

Para se pensar em uma profissão, é necessário analisar muito além do retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Muitas profissões que existem hoje serão extintas no futuro, assim como outras tantas serão criadas. Separei nove setores, que possivelmente estarão em alta no país e quais as áreas que você deve se especializar para ter possíveis oportunidades. Confira abaixo:
Agronegócio
Este é o setor mais amplo para se trabalhar no Brasil. Abrange todas as atividades e empresas ligadas á produção de alimentos. A indústria de máquinas agrícolas, fertilizantes e rações e as próprias plantações fazem parte dessa gama de oportunidades que os profissionais podem atuar. Com o aumento da população mundial a busca por alimentos será maior e, portanto, o Brasil promete se destacar como um grande produtor de alimentos. Com isso, os formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca prometem ter mais oportunidade de trabalho em cidades do interior do Brasil.
Construção Civil
O setor que estava aquecido tanto pelo investimento de obras feito pelo governo por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) quanto pela escolha do Brasil como o país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 hoje parou. No entanto, está é uma área que voltara a crescer nos próximos anos com a estabilização da economia. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado aumentará. Uma boa chance para os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.
Energia
As duas principais fontes de energia no mundo hoje são petróleo e fontes de energia renováveis. Com a descoberta da camada pré-sal, que promete deixar o Brasil na lista dos dez países com maior reserva do planeta, novas oportunidades surgirão. A busca por fontes de energia limpa também promete aquecer o setor, visto que todos os países buscam não depender mais do petróleo, fonte de energia que libera muitos gases poluentes. Profissionais aptos para buscar novas maneiras e utilizar as já existentes serão necessários. Haverá vagas para os graduados em Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química. Hoje, vagas para serviços em energia eólica já são uma realidade em vários países do nordeste do Brasileiro e a tendência é expandir para os demais estados.
Ensino
Com a estabilização do mercado, o aumento do consumo vai aumentar e o poder de compra da população não apenas é apenas o comércio que fica aquecido, mas a educação também. Com isso, novas oportunidades são criadas para os formados em cursos como Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática, Letras e outras licenciaturas. Dois segmentos precisarão de funcionários, tanto a formação de professores quanto profissionais para desenvolver e fornecer novos serviços educacionais, especialmente para educação a distância. Não resta dúvidas que a educação é o futuro do país.
Meio Ambiente
O tema já é pauta na grande maioria das empresas. Com o tempo, buscar o desenvolvimento sustentável será regra básica para qualquer negócio. Essa modalidade de pensamento exalta que a natureza seja explorada de forma consciente e responsável e consiga gerar riquezas às empresas, que precisam dos materiais disponíveis no ambiente. A área cresce e o profissional que estiver inserido nesse cenário poderá ajudar empresas a se adequarem nesses padrões, controlar a poluição e elaborar formas de reaproveitar os resíduos produzidos. Profissionais graduados em cursos como Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental terão chance nessa área.
Negócios
Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing têm vagas de estágio para escolher. O motivo de todas as empresas procurarem por estudantes ou graduados nesse curso é decorrente da globalização, que fez com que todas as companhias necessitassem de pessoas capazes de cuidar dos negócios e se comunicar com o mundo inteiro.
Tecnologia
A inovação e a competitividade entre as empresas fazem com que a demanda por profissionais que lidem com tecnologia e informática só aumentem. O ritmo com que novas ferramentas e necessidades surgem não é tão rápido quanto o de profissionais que se formam no mercado. Portanto estudantes graduados em cursos como Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação tem oportunidades garantidas.
Saúde
A preocupação com a qualidade de vida só aumenta, assim como a expectativa de vida no país. A procura por profissionais especializados em cuidado com os idosos tende a aumentar bem como novos produtos e serviços para a população preocupada em envelhecer com qualidade. O setor público está carente de mão de obra e com o aumento do poder de compra mais pessoas buscam planos de saúde, o que aquecerá a área também. Haverá oportunidades para graduados em Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia.
Limpeza
Esta a meu ver é a principal área que tende a crescer no Brasil nos próximos anos. Todos os setores acima precisaram de profissionais capacitados para realizar a limpeza nos ambientes que trabalham. Ter empresas que se adaptam a cada atividade, usem equipamentos de primeira linha, produtos químicos biodegradáveis, que tenham metodologias de qualidade para realizar o serviço e mensurar a evolução na limpeza já começam a se destacar no mercado e estão aptas para trabalhar com a limpeza em escala global. Uma ótima opção neste setor são as franquias de limpeza, que acabem se destacando e levando a qualquer empreendedor estas metodologias. Uma ótima opção é a franquia da JAN-PRO.
Lembre-se: “Faça sempre o seu melhor, dedique-se. Pode não ser agora, mas alguém, mais cedo ou mais tarde, vai reconhecer o seu trabalho”. Pense nisso!
Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou me mande um e-mail, rodolfo@emlrh.com.br * Rodolfo Kobus, sócio administrador da EML RH e diretor regional da Jan-Pro Salvador, dá dicas de direcionamento para o futuro de quem deseja retornar ao mercado de trabalho ou investir em seu próprio negócio.
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário