História de Ibirataia

Em local onde era encontrado uma infinidade de plantas medicinais, formou-se o povoado de Ipecacuanha, em área do município de Jequié. Descoberta e fundada pelas famílias Calheira e Silva, tornou-se distrito, com o nome de Tesouras, mais tarde alterado para Ibirataia, já sob a jurisdição de Ipiaú. Município criado com parte dos distritos de Ibirataia e Algodão, desmembrados de Ipiaú, por força de Lei Estadual de 10.11.1960, com a denominação de Ibirataia. A sede, formada distrito, no município de Rio Novo (atual Ipiaú), com o topônimo de Tesouras, em 1933, denominação alterada para Ibirataia, em 1943, foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.
Foram prefeitos de Ibirataia os Srs  Arístóteles Dias da Fonseca, José Passos Prazeres, Florisval Abdon Fair, Agenor Gonçalves Meira,  José Antonio da Costa, Júlio Leal, Jorge Abdom Fair , prefeitos que administraram o município, atualmente o chefe do executivo municipal é o Sr Marcos Aurélio de Oliveira Almeida,
O Poder Legislativo Municipal ganhou destaque logo após tornar-se independente do poder executivo, ao qual dependia financeiramente na época, com destaque para os primeiros legisladores do município, assim como Lourivaldo Silva Leite (Jeff), Roberti Lino e Silva (Betinho), Dilson Dias Lima, Dr. Roberto (Beto Gordo), dentre outros que até hoje atuam pela promoção da Democracia local, ajudando no desenvolvimento do município.
A população de Algodão não esquece jamais de agradecer aos familiares do Dr. Mauro Barreira de Alencar, grande desbravador e proprietário das terras daquele distrito que nunca negou qualquer área para ajudar a crescer e desenvolver o único distrito de Ibirataia.

A FOTO ABAIXO FOI TIRADA EM 2014 E MOSTRA IBIRATAIA ATUALMENTE 


SIGNIFICADO DO NOME 
A palavra Ibirataia vem do tupi,  ibirá (árvore ou planta) e taia (arder) e significa planta que arde (na linguagem indígena).


ECONOMIA
Na produção agrícola destaca-se o cultivo de cacau e produção expressiva de banana.
Na pecuária destacam-se os rebanhos de muares e bovinos. Seu parque hoteleiro registra 28 leitos.
No ano de 2001 o município registrou 4.280 consumidores de energia elétrica com um consumo de 6834mwh. Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de R$69,28 milhões, e a estrutura setorial está distribuída da seguinte forma: 48,08% para agropecuária, 5,02% para indústria e 46,90% para serviços.

VIDEO:
Clique no link e assista o vídeo mostra um pouco da História da Cidade, gravado por Kalu Calheira e Narrado por Roberto Barbosa conhecido por Betinho da Voz da cidade.
https://www.youtube.com/watch?v=DpcWsLfEN1s

0 comentários:

Postar um comentário