ALEX MIRANDA | Pré-candidato a prefeito de Ibirataia
Foto: Divulgação
 

Sou Alex Miranda, nascido na Fundação Hospitalar de Ipiaú, mas criado em minha querida Ibirataia. Sou filho de Iracy dos Santos Miranda e Aurelino Mira de Miranda, que tiveram mais 4 filhos, dos quais, infelizmente, hoje apenas dois encontram-se vivos (eu e meu irmão "Sinho"). Estudei minha infância na Escola Manoel de Souza Massaranduba, tive como minha primeira Pró Tereza Novais, Maria Helena, Tia Maria de Lourdes e a inesquecível diretora professora Mariza. Meu primeiro grau estudei no Colégio Estadual de Ibirataia e Rio Novo (Ipiaú), meu segundo grau fiz técnico em Agropecuária na Escola Técnica Chico Mendes também em Ipiaú, além de técnico em contabilidade no Estadual de Ibirataia. Formando como enfermeiro e obstetra, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pós graduado em educação em saúde, Gerontologia, Sanitarista, atuei nos municípios de Maracás e Presidente Tancredo Neves e atualmente sou servidor público das cidades de Gandu e Nova Ibiá. Fui Secretário de Saúde de Nova Ibiá e de Ibirataia. Fui Diretor Geral do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além de Coordenador da Comissão Intergestora Regional de Jequié (CIR). Já na Secretaria Estadual de Saúde do estado da Bahia (SESAB), atuei como Diretor da Rede Própria e fui Diretor Geral do Hospital Geral de Ipiaú

1 – Ibirataia Notícias: Com as eleições de 2024 se aproximando, iniciamos essa entrevista perguntando ao Sr. Alex Miranda se de fato é pré-candidato a prefeito de Ibirataia? O que motivou a tomar essa decisão?

Alex Miranda: Na verdade, o próprio resultado da eleição de 2020, em que tive cerca de 2300 votos, naturalmente me credencia como pré-candidato à prefeito em 2024. Se Deus permitir, pois tudo depende da vontade dele, com certeza serei novamente candidato a prefeito de nossa querida Ibirataia.

E o que mais me motiva é que, no pleito passado, mesmo disputando uma eleição contra a atual prefeita Ana Cléia com o apoio de Marcos Aurélio e contra a empresária Eurides com o apoio de Jorge Fair, os 2300 votos que tive demonstram que nossa cidade tem um desejo por mudanças e por ideias novas para administrar nosso município e que acreditam na capacidade de Alex Miranda como gestor.

2 – Ibirataia Notícias: O que Ibirataia representa para Alex Miranda enquanto cidadão e possível prefeiturável?

Alex Miranda: Como me apresentei no início dessa reportagem, Ibirataia me deu rédea e compasso. Me ensinou amar e ser amado. A que nosso povo merece e vai ter mais projetos que possa beneficiar nossa gente com um governo inovador e com mudanças significativas na qualidade de nossa gente.

3 – Ibirataia Notícias: De modo geral, de que forma Alex Miranda já contribuiu positivamente para o crescimento e desenvolvimento do município de Ibirataia?

Alex Miranda: Como cidadão venho contribuindo através do dia a dia com nossa gente levando um pouco de esperança para dias melhores. No entanto, já fui secretário Municipal de saúde no período de 2013 a 2017 pude contribuir trazendo diversos projetos tais como: Construção de 03 novas Unidades de saúde, reforma e ampliação de mais 05, implantação do laboratório de prótese dentário, implantação de 05 novas equipes de saúde bucal, implantação do Núcleo de Apoio as Equipes de Saúde da Família, Implantação do PMAQ, valorização dos profissionais de saúde, Implantação dos serviços de Obstétrica e Ginecologia, pediatria, cirurgias, ultrassonografia, aquisição de 02 motos, 03 ambulâncias, 03 carros para servir aos pacientes, um aparelho de raio X., renovação de moveis para as unidades, implantação do serviços de regulação, distribuição de fraldas geriátricas, implantação da fisioterapia domiciliar, deixei projetos prontos como SAMU e Centro de especialidades odontológicas, fizemos diversas parcerias com outras secretarias e entidades. Além de muitos outros.

4 – Ibirataia Notícias: Vários nomes já estão se colocando à disposição para apreciação do povo e grupos políticos estão sendo formados. Alex Miranda e seu grupo político pode se unir a algum desses grupos no decorrer do processo eleitoral?

Alex Miranda: Política não se faz sozinho. Tenho muito orgulho de fazer parte do processo de renovação da política de Ibirataia. A eleição passada demonstrou a viabilidade eleitoral de uma terceira via em nossa cidade, bem como, de que tenho dignidade e honra para não me render aos caprichos da velha forma de fazer política. Mas em 2024 a conjuntura é outra. O grupo que me apoiou tem o desejo que eu seja novamente o candidato a prefeito, mas iremos no momento certo dialogar com os demais grupos políticos para avaliar o que é melhor para nossa cidade.

5 – Qual é a sua visão futura de Alex Miranda para a cidade e quais são as suas principais propostas para melhorá-la?

Alex Miranda: Se você observar minhas propostas e projetos quando fui candidato a prefeito em 2020, tivemos grande aceitação devido justamente a forma inovadora de mostrar que nossa cidade tem potencial para muito mais. Precisamos de um projeto arrojado de administração pública, baseado na valorização do servidor, incentivo ao homem do campo, melhorando e garantindo as estradas da zona rural, implantação da escola de tempo integral, além, do bolsa família municipal e um olhar diferenciando para a saúde. É necessário fortalecer o nosso hospital para que ele seja novamente uma referência de saúde para nossa região. Implantar o SAMU, o Centro de Especialidade Odontológica e diversos projetos que possa cuidar da saúde do nosso povo.

6 – Como Alex Miranda vê essa descoberta de minério no município de Ibirataia?

Alex Miranda: Precisamos ver essa descoberta olhando o futuro e não apenas o presente. Temos que garantir que essa receita extra traga além de novas oportunidades de trabalho, o desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente para nossa cidade, e não esquecendo de preservação do meio ambiente. Vamos precisar de um gestor que garanta um futuro sem destruir tudo que já conseguimos.

7 – Que mensagem Alex Miranda deixa para a população de Ibirataia, seu grupo político e seus apoiadores?

Alex Miranda: Se Deus nos permitir, com certeza, faremos de nossa cidade uma referência para a Bahia, com ajuda dos Governos Federal e estadual. Vamos transformar essa cidade num polo de emprego, renda, educação e principalmente com uma saúde de qualidade. Pois eu já demonstrei que sei e gosto de cuidar de gente. Que o Senhor possa abençoar nossa gente e muito obrigado pela oportunidade.

A redação do Ibirataia Notícias agradece a contribuição para o fortalecimento da democracia exercida pelo pré-candidato a prefeito de Ibirataia Alex Miranda,  através desta entrevista e deixa o espaço aberto para que outros pré-candidatos coloquem seus nomes para apreciação do público.