JUCA MUNIZ | Pré-candidato a prefeito de Ibirataia
Foto: Divulgação


Sou Juca Muniz, nasci na CEMIL em Ipiaú, mas fui criado em Ibirataia. Morei minha infância na zona rural do município na região da Tupi, aos 13 anos vim morar na cidade onde comecei trabalhar e aos 17 anos me casei. Sou filho de Célia Sá e Gonçalves e José Muniz Ferreira Filho (in memória). Sou casado com Daniele Oliveira dos Santos há 25 anos com quem tenho dois filhos: João Victor Muniz Ferreira e Pietro Muniz Ferreira. Sou Irmão de Jan Gonçalves Muniz Ferreira. Estudei o fundamental I na Escola Arcos Iris, o ensino fundamental II e Ensino Médio no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. Fiz faculdade de Gestão Ambiental. Fui Agente Comunitário de Saúde e atuei na gestão pública em diversas áreas. Fui vereador de 2017-2020 e estou atualmente Vice-prefeito.

1 – Ibirataia Notícias: Com as eleições de 2024 se aproximando, iniciamos essa entrevista perguntando ao Sr. Juca Muniz se de fato é pré-candidato a prefeito de Ibirataia? O que motivou a tomar essa decisão?

Juca Muniz: Temos orado a Deus e trabalhado muito, dessa forma coloco meu nome à disposição, sim. Por fazer parte da política e da história de Ibirataia há mais de 20 anos como cidadão, filho dessa terra, com tradição política que vem de família através de meu avô Juca Muniz e do meu tio Jurandi Gonçalves. Fui vereador durante 4 anos, fiz um bom trabalho e tive uma boa avaliação da comunidade sendo um dos legisladores mais atuantes. Estou Vice-prefeito da atual gestão e caminho agregando toda essa experiência que prontamente me habilita para que eu possa ser um jovem gestor desse município.

O que me motiva é o serviço prestado a população, por ser um jovem que reside em Ibirataia, conhece todos os problemas que o município enfrenta, que tem coragem e o conhecimento de buscar os recursos tanto no Governo Federal quanto no Governo Estadual para beneficiar muito nosso município e também pela confiança das pessoas em estarem pedindo que eu seja candidato a prefeito.

2 – Ibirataia Notícias: O que Ibirataia representa para Juca Muniz enquanto cidadão e possível prefeiturável?

Juca Muniz: A terra em que nasci, me criei, constitui família e tenho grande paixão. O lugar que comecei ainda adolescente a fazer política com o microfone na mão, como protagonista de várias eleições, nesse processo fui me descobrindo naturalmente como político e buscando nesses primeiros passos deixar minha marca e meus serviços prestados nos quatros cantos do município. Estou dia-a-dia ao lado do povo com meu jeito carismático, mas consciente do meu papel, não é algo fácil, mas tenho como minha missão e projeto de vida.

3 – Ibirataia Notícias: De modo geral, de que forma Juca Muniz já contribuiu positivamente para o crescimento e desenvolvimento do município de Ibirataia?

Juca Muniz: Como filho dessa terra e servidor público tenho ajudado há diversas gestões passadas buscando melhorias. Consciente das dificuldades da nossa comunidade consegui levar energia para 148 localidades da zona rural, extensão de rede elétrica para diversas ruas do município e dos Distrito de Algodão, inclusive a rede de iluminação que a BA-650 a Vila Tesourinhas. Perfuração de 6 poços artesianos em regiões da zona rural, aquisição de aparelho de Raio X instalado no PSF Aristóteles Dias da Fonseca. Aquisição de um trator agrícola com implementos para associação da zona rural. Diversas emendas para custeio da Saúde. Emendas para calçamentos de ruas. Asfalto para diversas avenidas. Construção de Casas e banheiros para pessoas carentes. Além de muitas outras ações.

4 – Ibirataia Notícias: Vários nomes já estão se colocando à disposição para apreciação do povo e grupos políticos estão sendo formados. Juca Muniz e seu grupo político pode se unir a algum desses grupos no decorrer do processo eleitoral?

Juca Muniz: A política é a arte de somar e de fazer bons relacionamentos, sempre fiz a política da união e do diálogo, mas sempre colocando os interesses do povo em primeiro lugar. Faço parte de um grupo político em que as decisões sempre são tomadas em conjunto, tenho um bom relacionamento com todos os líderes políticos de Ibirataia que me deixa tranquilo para dialogar com todos.

5 – Qual é a visão futura de Juca Muniz para a cidade e quais são as suas principais propostas para melhorá-la?

Juca Muniz: Por ser um jovem e conhecer as pessoas e os quatro cantos do município de Ibirataia, pretendo governar de forma conjunta com o povo, ouvindo e dialogando com líderes de bairros, de regiões, associações, fortalecendo a politica de cooperação, onde todos possam opinar de forma democrática para a construção de uma cidade em que a educação seja prioridade, que a saúde tenha os investimentos necessários, que a assistência social chegue até o cidadão que necessita, que o comercio seja fortalecido em parceria com a gestão, com a busca de geração de empregos através de fábricas e investimentos que agreguem os jovens, com o desenvolvimento da economia criativa através da cultura e turismo e um trabalho diferenciado na zona rural com melhorias das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola que é uma das maiores fontes de renda do município.

6 – Como Juca Muniz vê essa descoberta de minério no município de Ibirataia?

Juca Muniz: Eu penso que é uma oportunidade de crescimento para o município através da geração de emprego e renda e aumento de arrecadação, porém precisamos ter consciência de que é preciso toda uma fiscalização para que o projeto seja autorresponsável e respeite todas diretrizes ambientais.

7 – Que mensagem Juca Muniz deixa para a população de Ibirataia, seu grupo político e seus apoiadores?

Juca Muniz: Agradeço a Deus em primeiro lugar, a minha família por estar sempre ao meu lado, em especial ao povo da minha terra que tanto amo e que me acolheu como político. Pretendo ser não só um prefeito, um amigo e funcionário do povo para que a nossa querida Ibirataia, a minha segunda casa Algodão, Entroncamento, Tesourinhas e toda comunidade da zona rural possam estar caminhando comigo nessa nova jornada da minha vida com a esperança de que teremos dias melhores com uma gestão para todos.

A redação do Ibirataia Notícias agradece a contribuição para o fortalecimento da democracia exercida pelo pré-candidato a prefeito de Ibirataia Juca Muniz, através desta entrevista e deixa o espaço aberto para que outros pré-candidatos coloquem seus nomes para apreciação do público.