![]() |
Foto: Divulgação |
Na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, o Colégio Municipal José Firmino da Silva (CMJFS) deu continuidade ao Projeto Anual com o tema "Cultura". A escola promoveu uma emocionante Aula de Campo na histórica Fazenda São José, que um dia pertenceu ao ilustre Senhor José Hagge Midlej, um dos Fundadores da cidade de Ibirataia.
A iniciativa foi liderada pelas Professoras Lilian Matos, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, e Raimires Oliveira, docente de História. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora e imersiva aos alunos, a atividade contou com a presença da Professora Ana Angélica, uma figura que traz consigo as memórias da Fazenda São José, onde nasceu e cresceu. A professora compartilhou valiosos relatos sobre a história desse esplêndido patrimônio.
O evento não se limitou ao ambiente escolar, contando com a participação da Professora Geruza Barreto, que integra a Secretaria de Cultura e Turismo do município, e da Assistente Social Jocasta Rosa. Uma figura de destaque foi o atual proprietário da Fazenda São José, o Sr. Marcos Aurélio, que teve a oportunidade de explanar sobre as atividades contemporâneas realizadas na propriedade e sua significativa importância econômica para Ibirataia.
Durante a Aula de Campo, os estudantes puderam vivenciar em primeira mão a história viva da fazenda, explorando seus cenários marcantes, observando a arquitetura histórica e absorvendo os ensinamentos compartilhados pelos participantes. O ambiente proporcionou uma aprendizagem multidimensional, indo além dos livros didáticos e das paredes da sala de aula.
A Fazenda São José, outrora propriedade do Sr. José Hagge Midlej, desempenha um papel crucial na preservação da memória e identidade cultural de Ibirataia. O projeto "Cuidar, Aqui ou Acolá; Um Tom ou um Som para Praticar" reforça o compromisso do CMJFS em promover a conscientização sobre o patrimônio local e inspirar uma nova geração a valorizar e preservar sua herança cultural.
Ibirataia Notícias/Rogildo de Oliveira
0 Comentários