Foto: Reprodução


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (29) para chuvas acumuladas com risco de perigo potencial em diversas regiões da Bahia. O alerta abrange áreas do Centro Sul, Vale São-Franciscano e Extremo Oeste baiano, com vigência até esta quarta-feira (30).

De acordo com informações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a previsão meteorológica indica a possibilidade de precipitação entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm ao longo do dia. Além disso, são esperados ventos intensos na faixa de 40 a 60 km/h.

LEIA MAIS: Jitaúna: Homem é preso por suspeita de estuprar a própria filha de 1 ano e 4 meses

Os possíveis impactos dessas condições climáticas adversas incluem ameaças como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Diante disso, foi acionado o Sistema de Proteção e Defesa Civil para ficar em estado de alerta, priorizando a atenção aos municípios situados na área de influência das chuvas intensas.

Para lidar com essa situação, a população é aconselhada a tomar precauções. Entre as recomendações emitidas, destaca-se a importância de desligar aparelhos elétricos durante as chuvas intensas e buscar abrigo em locais seguros. Em caso de rajadas de vento, é desaconselhado procurar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é sugerido que os motoristas evitem estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


Em situações de emergência, as autoridades locais e estaduais de defesa civil estão disponíveis para auxiliar a população. É possível acionar a Defesa Civil do município, a Defesa Civil Estadual e também o Corpo de Bombeiros Militar por meio do número de emergência 193.

Os municípios baianos que estão sob aviso de acumulado de chuva incluem: Aracatu, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Caraíbas, Carinhanha, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Dom Basílio, Érico Cardoso, Feira da Mata, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Maetinga, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremedal e Urandi.

LEIA MAIS: Ibirataia/BA fortalece vínculos em prol do bem-estar de crianças e adolescentes: Parceria entre órgãos e setores públicos visa garantir um atendimento integral

Essas medidas visam garantir a segurança e o bem-estar da população diante das condições climáticas adversas previstas para a região nos próximos dias.

Fonte: Correio 24horas