Foto: Reprodução


O Sistema de Reconhecimento Facial (RF) implantado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou um marco significativo em sua atuação ao levar mil criminosos foragidos da justiça à prisão. A notícia foi divulgada em 16 de agosto de 2023, quando a milésima captura foi realizada na capital baiana.

A tecnologia de Reconhecimento Facial tem se mostrado uma ferramenta valiosa no combate ao crime, especialmente quando se trata de localizar e prender indivíduos que estão em fuga da justiça. No caso do Sistema de Reconhecimento Facial da Bahia, a iniciativa tem sido operada de maneira eficaz, comprovada pelo alto número de capturas de foragidos.

LEIA MAIS: Ibirataia: Divulgada a Relação Final de Candidatos Habilitados para a Eleição Unificada do Conselho Tutelar 2024/2027; confira

A captura mais recente envolveu um indivíduo procurado por homicídio e foi realizada pelas equipes da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra). A atuação das equipes foi coordenada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Após a prisão, o indivíduo passou pelo processo de identificação humana e teve seu mandado de prisão cumprido na Polinter.

Os números impressionantes não param por aí. No decorrer de 2023, um total de 426 pessoas foram presas graças ao Sistema de Reconhecimento Facial, o que resulta em uma média de aproximadamente duas capturas por dia. Isso evidencia a eficiência da tecnologia em agilizar o processo de localização e prisão de criminosos em fuga.