![]() |
Banana |
Localizado no oeste da Bahia, a 850 km de Salvador, o município de Bom Jesus da Lapa se destaca como o principal produtor de banana do Brasil. Com mais de 1.200 produtores apenas nessa região, a cidade ganha notoriedade pela qualidade e quantidade da fruta que abastece o mercado nacional, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A banana, originária da Ásia e introduzida no Brasil pelos portugueses e espanhóis, tornou-se a fruta mais consumida e produzida no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até agosto de 2023, o Brasil já havia produzido 7,1 milhões de toneladas de banana no ano, sendo Bahia um dos principais polos produtores, contribuindo com mais de 913.790 toneladas.
Diversos fatores influenciam a qualidade da safra de banana, incluindo o uso de tecnologias, capacitações sobre controle de pragas e um clima favorável. Segundo Luciana Ferreira, coordenadora do Programa Fitossanitário da Cultura da Banana na Adab, as variedades mais produzidas na Bahia são a prata, nanica e terra, com destaque para os polos produtores do Médio São Francisco e Baixo Médio São Francisco.
Apesar do sucesso na produção, a bananicultura enfrenta desafios, como a mão de obra qualificada e os custos elevados de energia elétrica e insumos. Contudo, a fruticultura continua representando uma parte significativa da área cultivada na região, impulsionando a economia local e abastecendo diversas regiões do país com bananas frescas e saborosas.
0 Comentários