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Foto: Reprodução |
O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou que mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental na rede pública no Brasil não aprenderam a ler e escrever, conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021. O percentual atinge 56%, indicando um aumento em relação ao período pré-pandêmico, quando já era preocupante, atingindo cerca de 40% de não alfabetizados. A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, destaca o impacto da pandemia, ressaltando a redução de dias letivos, dificuldade de acesso a materiais educacionais e a ausência de acompanhamento próximo dos professores. O programa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, é apontado como uma estratégia para enfrentar o problema, mas Júlia Ribeiro ressalta a importância de um monitoramento constante para assegurar a eficácia da iniciativa. O Ministério da Educação informou que 100% dos estados aderiram ao programa, com investimentos superiores a R$ 620 milhões no ano passado, envolvendo projetos como a formação continuada e a criação de Cantinhos de Leitura nas escolas.
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