![]() |
Foto: Reprodução |
A revitalização do mercado de trabalho norte-americano gerou turbulência nos mercados financeiros internacionais. O dólar encerrou em seu segundo maior valor do ano, atingindo R$ 4,968, com uma alta de R$ 0,053 (+1,08%). A bolsa de valores registrou uma queda superior a 1%, atingindo o menor nível em 11 dias, com o índice Ibovespa fechando em 127.182 pontos, uma redução de 1,01%.
A reviravolta ocorreu após o anúncio da criação de 353 mil vagas de trabalho nos Estados Unidos em janeiro, impulsionando o dólar a partir das 10h30. Este é o maior valor desde 22 de janeiro, com uma acumulada alta de 2,37% em 2023.
No mercado de ações, a tensão persistiu, influenciada pelo desempenho de petroleiras, mineradoras e varejistas. A preocupação global dos investidores surgiu devido ao bom desempenho do mercado de trabalho dos EUA, adiando as expectativas de redução das taxas de juros. O Federal Reserve indicou que a diminuição das taxas só deve ocorrer em maio, afetando economias emergentes como o Brasil, onde juros mais altos estimulam a fuga de capitais. Essa perspectiva pressiona o dólar e a bolsa de valores nas economias em desenvolvimento, conforme apontado pelo comunicado do Fed.
Com informações da Reuters
0 Comentários