Foto: Reprodução


Aumento alarmante de casos de dengue na Bahia coloca autoridades em alerta

A preocupação com os casos de dengue na Bahia atingiu níveis críticos, com dados alarmantes divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com esses dados, um total de 122 municípios baianos estão atualmente em estado de epidemia, enquanto outras 51 cidades estão em risco e 34 em alerta.

Os números revelam uma escalada preocupante da doença, com um total de 29.982 casos prováveis registrados até o dia 2 de março de 2024. Isso representa um aumento exorbitante de 209,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, destacando a urgência de medidas preventivas e de controle por parte das autoridades de saúde.

Além disso, a situação é agravada pelas nove mortes confirmadas devido à dengue na Bahia em 2024. O último óbito registrado foi nesta terça-feira (5), pela Câmara Técnica da Sesab, envolvendo um residente de Vitória da Conquista. Este é o segundo óbito ocorrido no município do Sudoeste baiano neste ano, somando-se aos outros sete casos registrados em diferentes localidades:Jacaraci (2 óbitos)

Piripá
Irecê
Feira de Santana
Barra do Choça
Ibiassucê

A secretária de saúde do estado, Roberta Santana, expressou seus sentimentos em relação às perdas ocorridas, enfatizando a solidariedade com as famílias e amigos das vítimas. "A gente lamenta a morte desta pessoa em Vitória da Conquista e enviamos toda solidariedade à família e aos amigos", declarou.

Diante desse cenário preocupante, é imperativo que se intensifiquem os esforços de prevenção, controle e conscientização sobre a dengue em toda a Bahia. Medidas como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, e a busca por atendimento médico adequado em caso de sintomas são fundamentais para conter a propagação da doença e evitar mais perdas de vidas humanas.