Alexsandro Freitas Silva | Sandro Futuca
Foto: Rogildo de Oliveira
 


IN - QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS RAZÕES QUE O MOTIVARAM A SE CANDIDATAR A PREFEITO?

SANDRO FUTUCA – Quem me conhece sabe que a gente já milita na política de Ibirataia há mais de 20 anos, já militamos desde a época em que Júlio Leal foi prefeito, e desde lá de trás a gente sempre procurou ajudar o município. Graças a Deus fui uma pessoa que sempre tive acesso as esferas estaduais e federais, e a gente sempre tentou viabilizar algo para Ibirataia. Se todo mundo tivesse o pensamento de que quando você tem a oportunidade de levar algo ao município, levasse, se todo mundo fizer um pouquinho, o município só tem a melhorar.

O que me levou a colocar meu nome como pré-candidato a prefeito é a vontade de poder fazer um trabalho que desenvolva o município, e é natural que uma hora meu nome fosse ser cogitado, e eu fico feliz com essa aparição do meu nome, eu acho que é mais uma opção para as pessoas analisarem. Só que eu sou um cara que não fico falando de coisas mirabolantes que eu vou fazer, eu sou um cara que sempre contribui para o crescimento do município.

Você sabe que eu já fui Secretário de Administração e Finanças, no ano de 2017, naquela época eu consegui através do Dep. Lúcio alocar 2 milhões e 300 mil de emenda para Ibirataia, tem uma quadra no Ponto Chic que foi fruto dessa emenda, na época foi 700 mil de custeio para saúde fruto dessa emenda, outras coisas também foram adquiridas para o município, fruto dessa emenda.

Quando Júlio Leal foi prefeito, por diversas vezes junto com Elmar e Luciano conseguimos viabilizar várias reuniões para trazer eletrificação rural para algumas regiões, quando a gente tinha acesso a ao Ministério da Integração teve uma época que a gente trouxe poços artesianos, há vários anos atrás. Muita gente não sabe, porque não falava muito sobre isso,  mas pessoas do grupo sabiam que Júlio quando era vivo tinha um interesse em colocar meu nome para avaliação, infelizmente faleceu, não deu certo, mas veio por outras vias.

Hoje eu estou presidente da CERB, sou presidente estadual de um partido (MDB), sou do Conselho Político do Governador, tenho acesso a todas as secretarias do estado, e através disso a gente vem tentando trazer melhorias para Ibirataia e de forma concreta. Agora a gente vai dar uma ordem de serviço para o Sistema de Água do Distrito de Algodão. A gente já perfurou aqui na zona rural de Ibirataia mais de 30 poços artesianos, já tem mais de 12 sistemas instalados de água beneficiando a população. Já tive com o Secretário Sérgio Brito tentando viabilizar a estrada aqui, que liga Ibirataia a  BR 101, via Três Barras, são coisas que a gente procura fazer e que são concretas, que já vem sendo feitas, são coisas que já pontuei e que a gente já tentou. Eu viabilizei no Ministério das Cidades, a prefeita atual Ana Cléia esteve lá, a construção de 150 casas para o município, ela precisa apresentar o terreno para que a gente dê encaminhamento ao projeto.

Essa questão toda em volta do meu nome aconteceu de forma natural, e no momento politico que eu vivo, juntamente com o grupo politico que eu tenho, porque não faço nada só, a gente tem condições de realmente trazer mais benefícios para Ibirataia.

Eu sei que Ibirataia precisa de muita coisa, por mais que a gente trabalhe, sempre falta algo, mas a gente precisar ir atrás por que não cai do céu, nem ninguém vem aqui oferecer, então se você não tiver uma pessoa que vá bater na porta das secretarias, que vá atrás dos ministérios para tentar viabilizar ninguém vai oferecer. Recentemente eu consegui com  meu amigo secretário, uma retro e uma caçamba para o município, entreguei para a prefeita do município. Recentemente eu fiz aqui uma Feira de Saúde, foram quase 1.000 atendimentos e quase 800 ultrassons em um mutirão que começou 7h da manhã e foi até as 23h e 30min da noite para ajudar o município. Tem coisas que já trouxe que até esqueço as vezes, mas graças a Deus eu posso olhar para qualquer um de cabeça erguida e dizer que tenho serviço prestado em Ibirataia junto comeu grupo político.

É o que falei em Amarelinho, eu poderia muito bem está acomodado, eu sou um caro que exerço um cargo de presidente de uma instituição estadual, quarto orçamento do Estado, viabilizei muitas obras onde estou, e creio que o homem é movido por desafios, sempre falei isso, eu tenho uma vontade juntamente com as pessoas quem a gente conversa e acompanha, de trazermos esse modelo para Ibirataia, fazer uma Ibirataia melhor, onde uma pessoa possa ir no posto de saúde e ter um atendimento decente, as pessoas andarem nas ruas de Ibirataia sem medo de assalto, ter o filho na escola em tempo integral, são essas coisas com ações concretas que podem melhorar a vida das pessoas.


IN - QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS PROPOSTAS E PLANOS PARA MELHORAR A CIDADE?

SANDRO FUTUCA – O bom hoje de ter essa tecnologia a nosso favor como as redes sociais, é que a pessoas que se pré-dispõe a ser um pré-candidato, ela pode falar de suas propostas e as mesmas podem ficar registradas para que as pessoas no futuro cobrem daquele que se colocou na disposição de fazer. Mas eu digo aqui com muita tranquilidade que a gente precisa mudar a iluminação de Ibirataia para uma iluminação mais moderna de led, além de deixar a cidade mais iluminada ajuda a diminuir um índice de violência. Você pode fazer uma cidade monitorada com câmeras, isso diminui o índice de violência, você pode não depender apenas da polícia militar e civil, que pode agir em conjunto com a Guarda Municipal, desde que você tenha uma guarda municipal equipada, treinada e bem remunerada. Ibirataia precisa de uma delegacia e um delegado fixo em Ibirataia, precisa de um Plano de Cargos e Salário dos Funcionários. Na Educação, ter um Plano de Cargos e Salários para os educadores que os valorizem, professor precisa ganhar bem, deve ganhar bem, mas o professor também não quer só isso, quer condições melhores  de trabalho e segurança em sala de aula, então é preciso ter escolas seguras e com estrutura. Incentivar o pequeno agricultor, eu penso que nossa agricultura está faltando orientação aos agricultores, é preciso uma secretaria de agricultura que atue lado a lado trazendo tecnologia para auxiliar esses agricultores. Você pode passear aí na infraestrutura, Ibirataia é uma cidade que precisa de obras de saneamento, a gente precisa trazer para Ibirataia faculdades, não é difícil trazer uma faculdade para Ibirataia, porque a noite temos prédios que estão ociosos podendo tranquilamente fazer um convênio e os alunos ao invés de se deslocarem para as cidades vizinhas podem estar fazendo esse curso aqui, pode se melhorar muito com programa as estradas da zona rural, não estou inventando aqui não, o Ministério do Transporte tem recurso para estradas vicinais, é só ir buscar, é só ter projetos. As pessoas querem a limpeza pública funcionando, as pessoas querem seus filhos na sala de aula como eu falei, quer segurança, as pessoas querem ver os serviços públicos funcionarem e a gente está com a pré-disposição para fazer isso.


IN - COMO VOCÊ PRETENDE LIDAR COM OS DESAFIOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS DA CIDADE?

SANDRO FUTUCA – A gente sabe que o maior problema da cidade e não é só de Ibirataia é que a prefeitura geralmente é o maior empregador, e para diminuir isso a gente precisa gerar obra no município. É como eu falei os ministérios em Brasília estão cheios de projetos, as prefeituras precisam correr atrás com projetos viáveis. Ibirataia já precisa de um espaço que pode ser feito aqui na entrada da cidade, um centro de lazer como tem em Ipiaú, é preciso trazer obras para o município, porque quando você traz obras faz o dinheiro circular, você consegue empregar mais pessoas, agora a questão orçamentária, a questão da responsabilidade fiscal, você tem que ter o limite de gasto, você precisa trabalhar em cima do que se é permitido por lei, quando você ultrapassa o seu limite é penalizado, você precisa ter uma prefeitura enxuta, você precisa renegociar algumas dívidas que tem na prefeitura como INSS, para que você tenha folego para poder trabalhar o lado orçamentário, mas volto a dizer, o principal ponto é buscar recurso federal e estadual para injetar dinheiro no município, porque você gera emprego, gera consumo e logicamente o comércio melhora, é uma engrenagem, uma coisa vai ajudando outra.


IN - QUAL É A SUA VISÃO PARA A EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE?

SANDRO FUTUCA – Na área de Segurança Pública - As pessoas acham que relação não é importante, mas é, ajuda muito, o Secretário de Segurança Pública do Estado é meu amigo pessoal,  faz parte do meu conselho na CERB, Marcelo Werner, excelente secretário, e não tenho nenhum dificuldade com acesso, como falei, nós precisamos ter um delegado fixo em Ibirataia, precisamos ter uma delegacia, inclusive eu já pedi a Marcelo essa delegacia de Ibirataia que certamente vai entrar no novo pacote de licitações do Estado, a gente precisa ter viaturas que atendam o município, colocar uma viatura dessa na zona rural, para levar segurança as pessoas da zona rural e logicamente a Policia Militar que é uma parceira, mas que precisa está lado a lado com a prefeitura para que a gente faça esse policiamento preventivo em nossa cidade. Na área de Saúde - Temos postos de saúde em Ibirataia que podem ser melhor equipados, temos um hospital que precisa ter um olhar diferenciado para que a gente possa equipar esse hospital para que os atendimentos mais simples até os de média complexidade aconteçam e as pessoas não precisem sair para os municípios vizinhos, então a gente precisa ter uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado para equipar o hospital com uma sala de Raio X, Ultrassom, ter médicos plantonistas, para que o hospital não fique somente fazendo o básico. Assim podemos fazer o mesmo com os postos de saúde, o que é preciso para um posto de saúde fazer um ultrassom, fazer exames mais simples, ter um laboratório para que a gente possa atender essas pessoas, e o principal, a gente pode ter uma equipe de atendimento domiciliar, para que o médico vá até a casa do paciente, ter um programa para isso para que a gente faça a prevenção. Não tem dificuldade, tem que “meter a mão na massa e fazer”. Na área de educação – Educação é preciso renovar o Plano de Cargos e Salários dos Professores, eu acredito muito na Educação em Tempo Integral, para a gente fazer um programa para atrair os alunos, há 30 anos você não via violência nas escolas, hoje você vê, o professor tem medo as vezes, e precisa ganhar bem, mas professor não que só ser bem remunerado, professor quer segurança na escola e quer estrutura. Então é preciso que essas coisas trabalhem alinhadas. Juntamente com Educação a gente pode trazer uma Escolinha de Futebol, o campo está ali a disposição, pode contratar um ou dois profissionais de educação física para fazer uma escolinha de futebol, você pode incentivar o esporte, tem as academias de Jiu-jitsu, dentre outras modalidades que podem ser incentivadas, para que as crianças saiam das ruas, da violência e venham praticar esporte. Você tem uma série de coisas para estar fazendo. Como eu disse para você, que venham beneficiar a população e isso aí é uma engrenagem, uma coisa puxa a outra e assim a vida vai melhorando.


IN - COMO VOCÊ PRETENDE ENVOLVER A COMUNIDADE E GARANTIR UMA ADMINISTRAÇÃO TRANSPARENTE E PARTICIPATIVA?

SANDRO FUTUCA – Tudo que você faz no município, e é preciso entender que o Gestor não é dono do município, você precisa convocar a população para audiências públicas, você precisa ouvir a população para saber qual o anseio dela e o que ela acha que tem necessidade na cidade, você só faz isso com audiências públicas ou nas ruas ouvindo a população. Você precisa ouvir quem está na ponta e necessita, você precisa ter o pé no chão, a humildade de estar conversando com as pessoas, e principalmente fazer de audiências públicas uma coisa rotineira, para que você juntamente com a população decida o que é prioridade no município, porque o básico já existe como prioridade, que é saúde, educação, a questão da segurança pública, a gente precisa discutir outros temas também, que é a questão hoje da agricultura que precisa ser valorizada, ter técnicas para se trabalhar, é preciso você fazer uma série de ações para que o município se desenvolva. Você pode fazer hoje parcerias com o SENAI CIMATEC para trazer cursos técnicos para o município, temos muitos jovens aí que talvez poderia estar fazendo um curso técnico para de repente está ingressando na mineradora que tem muita gente de fora porque na nossa região não tem pessoas com capacidade técnica, e a gente pode trazer isso para Ibirataia, para que esses jovens se capacitem.

As redes sociais aproximam muito as pessoas, mas ao mesmo tempo que aproxima também afasta, porque a redes sociais devem ser usadas para você fazer uma critica construtiva, e não fazer a crítica só por fazer, por que acaba virando politicagem, e a gente sabe que infelizmente na política tem as pessoas que não se preocupam com a política, com a comunidade de um modo geral, com o bem-estar de todos, mas também tem pessoas individualistas, que só pensam em si e a gente precisa deixar esse posicionamento claro, essas pessoas olham para o próprio umbigo e ficam fazendo politicagem, e muita das vezes ficam falando de candidatos diversos sem conhecer a história, então é preciso a gente ter essa construção, vamos ver o histórico das pessoas, no meu caso específico eu sou um cara que tenho um histórico de trabalho, estou aqui mostrando para as pessoas o que eu fiz de concreto e o que a gente tem vontade de fazer, se tivermos oportunidade, mas eu sempre digo, ninguém é candidato de si mesmo, quem escolhe é a população, você leva a proposta e a população decide o caminho que ela quer trilhar, mas volto a dizer, para essas pessoas que tem essa mentalidade, eu digo a elas que procurem aprender a viver em coletividade, e procurem ter um olhar macro, não ficar olhando para o próprio umbigo, muitas vezes defendendo apenas interesses pessoais atacando as pessoas.


IN - QUE MENSAGEM SANDRO FUTUCA DEIXA PARA A POPULAÇÃO DE IBIRATAIA, SEU GRUPO POLÍTICO E SEUS APOIADORES?

SANDRO FUTUCA – Primeiro eu quero agradecer as pessoas que me apoiam e acreditam no meu trabalho, graças a Deus esse trabalho que não está se falando vem sendo feito ao longo de muitos anos, sempre procurei contribuir com o município, e as pessoas me dão crédito a isso, quem me conhece sabe que eu sou um cara de realizações, por onde eu passei procurei deixar uma marca de trabalho, Hoje eu estou Presidente de uma Companhia do Estado que é uma das maiores empresas do Estado da Bahia, lá nós realizamos grandes obras, então é preciso ter responsabilidade com o dinheiro público, com muita tranquilidade, falo que se as pessoas entenderem a mensagem que a gente pode contribuir com Ibirataia, para que o município melhore de fato, como eu disse, na saúde na educação, na segurança pública, e em diversas áreas, se as pessoas entenderem isso, vou ficar feliz, vou me dedicar a isso, se assim for a vontade da população, mas com pé no chão para fazer o que pode ser feito independente da posição que eu esteja, e se for da vontade de Deus, tudo vai acontecer, e se não for também, está tudo certo e a vida segue.


A redação do Ibirataia Notícias agradece a contribuição para o fortalecimento da democracia exercida pelo pré-candidato a prefeito de Ibirataia Sandro Futuca, através desta entrevista e deixamos o espaço aberto para que outros pré-candidatos coloquem seus nomes para apreciação do público.