Foto: Reprodução


Na noite desta sexta-feira (1), o mundo da moda e do design de interiores perdeu um de seus ícones mais vibrantes e inspiradores. Iris Apfel, conhecida por sua exuberância, estilo único e óculos grandes e estilosos, faleceu aos 102 anos. O aviso de seu falecimento foi feito em sua conta oficial do Instagram.

Apfel e seu falecido marido foram proprietários da empresa têxtil Old World Weavers de 1951 a 1992, fornecendo tecidos para nove presidências da Casa Branca. Em 2005, quando ela tinha 84 anos, suas roupas e joias foram expostas no Metropolitan Museum of Art, tornando-se um ícone da moda. Seis anos depois, ela lançou sua linha de moda "Rara Avis" com a Home Shopping Network. Aos 97 anos, ela assinou um contrato de modelo com a IMG Models e, aos 100 anos, foi incluída na lista 50 over 50 da Forbes.

Em 2014, Apfel foi homenageada com um documentário intitulado "Iris". Além disso, ela escreveu um livro de memórias e, durante a pandemia de Covid-19, lançou um livro para colorir.

A notícia de sua morte foi recebida com tristeza por muitos na indústria da moda e do design, que admiravam sua ousadia, criatividade e capacidade de se reinventar continuamente. Sua influência e legado viverão através de suas contribuições duradouras para a moda e o design de interiores.