Foto: Reprodução



Muitos brasileiros aproveitam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), para viajar ou descansar. Poucos sabem, porém, que não se trata de um feriado nacional, mas de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não são obrigados a liberar os funcionários, ficando a critério de cada empresa decidir pela paralisação ou não dos serviços.

Entretanto, algumas cidades transformaram Corpus Christi em feriado municipal, garantindo um dia de folga para seus habitantes. É o caso de municípios como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES). No Distrito Federal, por outro lado, esta quinta-feira será ponto facultativo, e "emendar" a sexta-feira depende da boa vontade de cada empresa.

Corpus Christi, que significa "corpo de Cristo" em latim, é uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a celebração marca a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho", e inclui tradicionalmente uma procissão, simbolizando a caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida.

Instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, a festa foi inicialmente formalizada através da bula papal "Transiturus". Embora Urbano IV tenha morrido no mesmo ano, retardando a adoção das celebrações, o Concílio de Vienne em 1311 reafirmou a data, consolidando sua comemoração.

Em algumas cidades brasileiras, é comum ver ruas adornadas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais para a procissão. Em Portugal, a data é conhecida como Corpo de Deus e também é marcada por procissões pelas ruas.