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Quase Metade dos Adolescentes Brasileiros Possui Baixo Conhecimento em Educação Financeira, Revela Pisa

Mais de 45% dos adolescentes brasileiros de 15 anos têm conhecimento em educação financeira abaixo do considerado adequado, segundo os resultados do Pisa, uma das principais avaliações internacionais de qualidade da educação básica. Divulgados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os dados mostram que o Brasil ficou em 18º lugar entre os 20 países avaliados, com desempenho semelhante ao do Peru, Costa Rica e Arábia Saudita.

Na média, os países membros da OCDE têm 17,9% dos estudantes dessa idade com desempenho abaixo do esperado. Nesse patamar, os jovens conseguem, na melhor das hipóteses, reconhecer a diferença entre necessidade e desejo de adquirir algo e tomar decisões simples sobre gastos diários. O nível de conhecimento considerado adequado pelo Pisa é quando os estudantes conseguem fazer planos financeiros em contextos simples, como compreender taxas de juros de um empréstimo ou interpretar documentos como faturas de cartão ou recibos de pagamento.

Apesar do desempenho abaixo do ideal, o relatório da OCDE destaca avanços no Brasil ao longo dos anos. Em 2015, 53% dos estudantes brasileiros não tinham conhecimentos básicos sobre educação financeira. Essa melhora é atribuída à inclusão da educação financeira no currículo escolar brasileiro pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que a torna um tema transversal obrigatório. No entanto, o relatório também evidencia a necessidade de políticas que reduzam desigualdades, especialmente para estudantes socioeconomicamente desfavorecidos, e destaca a melhor performance das meninas em comparação aos meninos.