Foto: Reprodução


A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirataia, na Bahia, oficializou a conclusão do Remapeamento de áreas que estavam descobertas por agentes comunitários de saúde no município. Esse processo, conhecido como Territorialização em Saúde, visa reconhecer o território e suas condições de vida e saúde, permitindo o desenvolvimento de práticas de saúde voltadas à realidade cotidiana das pessoas.

O Remapeamento teve como principais objetivos: ter 100% de áreas cobertas por Agentes Comunitários de Saúde, um atendimento eficiente e humanizado ao cidadão, a atualização dos cadastros das famílias e indivíduos e a reavaliação dos fatores determinantes e condicionantes em saúde.

Com esta ação, a Secretaria de Saúde terá melhores condições para um planejamento estratégico de saúde, com análise e execução de recursos para manutenção de uma vida saudável, fazendo uma reorganização do modo assistencial a partir da Atenção Básica com o fortalecimento das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde

O Remapeamento realizado com a participação de equipes de Saúde da Família, coordenações de Unidades de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde. Todos os envolvidos assinaram um Termo de Compromisso, assumindo seguir o novo modelo de território definido.

Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação