![]() |
Foto: Reprodução |
Dois vereadores eleitos pelo União Brasil em Ibirataia, Charles Mosquito e Toe de Berenga, enfrentam o risco de perder seus mandatos após serem acusados de fraude à cota de gênero nas eleições municipais deste ano. A denúncia foi formalizada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelos suplentes Gabriele Leite (PL) e Tel da Limpeza (Agir).
Os acusadores afirmam que o partido utilizou candidaturas femininas fictícias, conhecidas como "candidaturas laranjas", para cumprir a exigência de 30% de participação feminina nas eleições. O advogado dos suplentes, Thiago Santos Bianchi, reforçou que as mulheres envolvidas na chapa não tinham intenção de se eleger, apenas cederam seus nomes para que o União Brasil pudesse lançar mais candidatos masculinos.
Caso a fraude seja confirmada, os mandatos de Mosquito e Berenga podem ser cassados, e novos vereadores poderão ocupar suas vagas. A prática de fraude à cota de gênero pode resultar em sanções severas, incluindo a inelegibilidade dos envolvidos. Até o momento, os vereadores e o partido não se pronunciaram sobre as acusações.
0 Comentários