O reajuste do piso salarial dos professores para 2025 pode atingir até 15%, ou até mais, de acordo com o especialista em políticas públicas, professor Júlio C Costa Ribeiro. Em entrevista ao site Dever de Classe, ele explicou que o aumento dependerá do crescimento do custo aluno (VAAF), um indicador ligado à evolução dos recursos do Fundeb. Embora fatores econômicos possam influenciar o índice exato, a tendência é que o aumento seja significativo, considerando o desempenho do VAAF desde a criação do piso salarial.
Segundo Ribeiro, o reajuste do piso dos professores não é uma decisão política, mas uma correção automática, determinada pela Lei nº 11.738/2008. A medida considera a evolução do custo por aluno nos dois anos anteriores e o crescimento do VAAF. Em 2024, o aumento foi de 3,62%, refletindo a queda na arrecadação de impostos e desonerações fiscais de 2022. Porém, a recuperação econômica do país e a estabilização das receitas do Fundeb devem resultar em um reajuste mais robusto para 2025.
O especialista destaca que, assim como ocorreu em 2022, quando o reajuste foi de 33,24%, a recuperação econômica poderá levar a um grande aumento no custo aluno, impulsionando o reajuste do piso salarial. Para os professores, a expectativa é de que o aumento de 2025 seja o maior desde 2022, trazendo uma importante valorização para a categoria e uma melhoria significativa nas condições salariais.
0 Comentários