![]() |
Foto: Reprodução |
Em 2025, a reforma do Imposto de Renda (IR), a limitação de supersalários no serviço público e a reforma da Previdência dos militares são algumas das 25 prioridades da equipe econômica do governo no Congresso. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou a lista das pautas ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 5 de fevereiro.
Principais Propostas de Reforma e Mudanças
Entre as propostas em destaque, Haddad incluiu a regulamentação das big techs e a criação do Imposto Seletivo, que visa tributar produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. As 25 prioridades foram organizadas em três eixos principais: estabilidade econômica, melhoria do ambiente de negócios e o Plano de Transformação Ecológica. Destas, 15 dependem da aprovação de projetos de lei ou de medidas provisórias pelo Congresso Nacional.
Ao entregar a lista, Haddad expressou otimismo quanto à colaboração com o novo presidente da Câmara. "O presidente Hugo Motta tem uma atuação de prestígio, e acredito que nossa relação será muito positiva", afirmou, destacando que a agenda apresentada inclui 25 iniciativas, das quais 15 ainda precisam passar pelo Legislativo. Além disso, o ministro apontou que sete novos projetos serão enviados nas próximas semanas.
Reforma do Imposto de Renda e Compensações
Haddad também falou sobre a reforma do Imposto de Renda, que está quase pronta, mas ainda precisa da aprovação do Palácio do Planalto. A reforma propõe elevar a faixa de isenção para R$ 5 mil, impactando diretamente a arrecadação. "Encontrei uma solução para compensar essa perda de arrecadação, mas aguardamos o aval do presidente Lula", disse o ministro.
A proposta de reforma do IR inclui ajustes em relação aos parâmetros iniciais divulgados pelo governo em novembro do ano passado, mas Haddad não revelou detalhes sobre a possível taxação de dividendos.
Outros Projetos e Prioridades
Além da reforma tributária, Haddad mencionou outros projetos essenciais, como a regulamentação econômica das grandes empresas de tecnologia (big techs) e as mudanças na Previdência dos militares, que foram enviadas ao Congresso em dezembro, mas ainda não votadas.
Confira as 25 Prioridades para 2025 e 2026
A lista de prioridades inclui propostas significativas para diferentes áreas da economia, como a reforma tributária, a limitação de supersalários, a regulamentação do mercado de capitais e a modernização de concessões públicas. Além disso, temas como sustentabilidade e inovação tecnológica também têm destaque, com medidas voltadas para o mercado de carbono e o incentivo a investimentos sustentáveis.
A equipe econômica tem a missão de transformar essas propostas em realidade, visando o fortalecimento da economia e o desenvolvimento sustentável no Brasil.
0 Comentários