Foto: Reprodução


Documento gratuito, mais seguro e com CPF como número único já está disponível em 87 unidades da Rede SAC

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) alcançou a marca de 1 milhão de documentos na Bahia, consolidando o avanço da digitalização e unificação do CPF como número único de identificação. Disponível gratuitamente em 87 unidades fixas da Rede SAC e em carretas do SAC Móvel, o atendimento é feito exclusivamente por agendamento, garantindo organização e agilidade. Em Salvador, postos localizados em grandes shoppings operam com horário estendido, enquanto o interior do estado conta com força-tarefa especial aos sábados.

A ação se destaca também por iniciativas inclusivas como o projeto CIN nas Escolas, que já atendeu milhares de estudantes em 12 unidades de ensino, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de parcerias com o Instituto Pedro Mello e secretarias estaduais. A CIN permite incluir diversos dados pessoais, como tipo sanguíneo, deficiências e nome social, oferecendo mais praticidade e acessibilidade. O documento possui versão digital no GOV.BR e QR Code de verificação de autenticidade.

Com validade variando conforme a faixa etária, a CIN substitui gradualmente o antigo RG, cuja troca pode ser feita até 2032. A nova identidade reflete um esforço do Governo da Bahia em modernizar os serviços públicos, ampliar o acesso da população a documentos essenciais e fortalecer a segurança dos dados civis. A digitalização do registro representa um importante passo para a cidadania e inclusão no estado.