Eleição ocorre 17 dias após a morte de Francisco e segue tradição com anúncio previsto ainda nesta quinta-feira (8).
A Igreja Católica vive um novo capítulo histórico com a eleição de seu novo líder espiritual. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), confirmou que os 133 cardeais reunidos em conclave escolheram o sucessor de Francisco. O toque dos sinos reforçou a confirmação aguardada por fiéis em todo o mundo.
A identidade do novo papa ainda não havia sido revelada até a última atualização desta matéria, mas o Vaticano informou que o tradicional anúncio "Habemus Papam" acontecerá ainda hoje, com a aparição do pontífice na sacada da Basílica de São Pedro. A escolha foi concluída no segundo dia do conclave, repetindo o padrão das eleições de 2005 e 2013, apesar do maior número de cardeais votantes nesta edição.
A eleição acontece 17 dias após a morte de papa Francisco, vítima de AVC e insuficiência cardíaca. O ex-pontífice já enfrentava uma série de complicações de saúde e havia sido internado por pneumonia semanas antes. A transição no comando da Igreja Católica marca um momento de renovação espiritual para mais de 1,3 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
0 Comentários