![]() |
Foto: Reprodução |
Excesso de refrigerante pode causar cálculo renal e bexigal, alerta urologista após cirurgia viralizar.
Um médico retirou 35 pedras da bexiga de um paciente viciado em refrigerante, no Hospital Municipal de Capinópolis, Minas Gerais. O caso, registrado em vídeo pelo urologista Thales Franco, ganhou repercussão após ser publicado no Instagram. Segundo o médico, o paciente consumia de 2 a 3 litros da bebida diariamente, o que contribuiu para o surgimento dos cálculos. A baixa ingestão de água e o excesso de ácido fosfórico são fatores agravantes.
A postagem, com mais de 8 milhões de visualizações, acendeu o alerta para os perigos do consumo excessivo de refrigerantes. O urologista explicou que o hábito pode provocar nefrolitíase, com formação de cálculos à base de oxalato e fosfato de cálcio. Entre as causas estão a acidificação da urina, aumento de cálcio e altos níveis de oxalato. A recomendação médica é reduzir o consumo dessas bebidas e aumentar a ingestão de água.
#PedraNaBexiga #RefrigeranteFazMal #CálculoRenal #Capinópolis #MinasGerais #SaúdeDoRim #Urologia #ViralNoInstagram #NotíciasDeSaúde
0 Comentários