Foto: Reprodução

Aos 69 anos, Papa Leão XIV assume com discurso de paz e promete seguir legado reformista de Francisco.

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o novo papa da Igreja Católica. Aos 69 anos, Prevost adotou o nome de Leão XIV e tornou-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história da instituição. A escolha foi confirmada após a fumaça branca sair da Capela Sistina, sinalizando o fim do conclave com 133 cardeais.

De perfil progressista e próximo ao papa Francisco, o novo líder católico surgiu na sacada da Basílica de São Pedro saudando os fiéis com um apelo por paz. Em seu primeiro discurso, destacou a importância de uma Igreja sinodal, voltada para a caridade e a escuta dos mais necessitados. “Queremos estar próximos, principalmente daqueles que sofrem”, afirmou.

Prevost, nascido em Chicago e com carreira eclesiástica construída no Peru, foi promovido a cardeal por Francisco há apenas dois anos. Sua eleição indica a continuidade da agenda de reformas e humanização iniciada pelo antecessor. A missão agora é reaproximar fiéis e conduzir a Igreja em tempos desafiadores, com equilíbrio entre tradição e renovação.