![]() |
Foto: Reprodução |
Levantamento da Genial/Quaest mostra que 56% são favoráveis à PEC que proíbe mandatos consecutivos para presidente, governadores e prefeitos
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo instituto Genial/Quaest revelou que 56% dos brasileiros são favoráveis ao fim da reeleição para cargos do Executivo. A proposta, que tramita no Senado como PEC 12/2022, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A medida pretende acabar com mandatos consecutivos para presidente, governadores e prefeitos.
Por outro lado, 37% dos entrevistados se mostraram contrários à proposta, enquanto 7% não souberam opinar. Apesar do apoio ao fim da reeleição, a possibilidade de ampliar os mandatos de 4 para 5 anos foi rejeitada pela maioria da população. Essa alteração não está incluída no relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da matéria no Senado.
A pesquisa também avaliou a opinião dos brasileiros sobre a reeleição de deputados, embora esse ponto não conste no relatório da PEC. A discussão em torno da reforma política deve ganhar força nas próximas semanas, com a possível votação do texto no plenário do Senado. O debate reacende uma pauta antiga sobre o equilíbrio entre estabilidade política e renovação democrática.
0 Comentários