Foto: Reprodução


Sugestão criada por médico do Paraná já recebeu apoio de 21 mil brasileiros e aguarda análise da Comissão de Direitos Humanos.

Está em tramitação no Senado Federal uma proposta popular que autoriza o Brasil a desenvolver uma bomba atômica como forma de defesa contra possíveis interferências estrangeiras. A ideia legislativa foi apresentada em 2020 pelo médico Vito Angelo Duarte Pascaretta, do Paraná, e recebeu apoio de quase 21 mil cidadãos em todos os estados do país por meio da plataforma e-Cidadania.

A proposta surge em meio a novas tensões internacionais, como o recente ataque aéreo dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã, anunciado pelo então presidente Donald Trump, com apoio de Israel. Segundo os norte-americanos, o programa nuclear iraniano buscava produzir armamentos atômicos.

No Brasil, o debate é conduzido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que analisará se a sugestão de Pascaretta será transformada em projeto de lei. Para se tornar realidade, a proposta ainda precisa passar pelo Senado, pela Câmara dos Deputados e receber sanção presidencial.