![]() |
Foto: Reprodução |
O Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA) se prepara para realizar, no dia 6 de julho, o maior Processo de Eleições Diretas (PED) de sua história. A votação vai ocorrer em 381 municípios baianos, onde os filiados irão às urnas para escolher novas direções municipais, estadual e nacional da legenda.
A expectativa do partido é de uma grande mobilização da militância em todo o estado. Segundo a direção estadual, o alto número de cidades envolvidas no processo eleitoral demonstra a capilaridade e organização do PT na Bahia, além de reforçar o compromisso da sigla com a democracia interna.
“Essa eleição é histórica não apenas pelo número de municípios envolvidos, mas pela qualidade do debate político que vem sendo construído com a base. O PT da Bahia mostra, mais uma vez, por que é um dos partidos mais estruturados do país”, afirmou um dirigente estadual da legenda.
O PED é um instrumento tradicional do PT, que permite que todos os filiados em dia com suas obrigações partidárias participem da escolha das direções. O modelo é visto como uma forma de fortalecer a participação de base e renovar os quadros da legenda com legitimidade.
Além da definição das direções municipais, a eleição também será etapa fundamental para a composição do diretório estadual e para a escolha dos representantes baianos no Diretório Nacional.
Com forte presença no cenário político baiano, o PT busca com esse processo consolidar ainda mais sua estrutura e garantir unidade para os desafios futuros, especialmente nas eleições municipais de 2026.
0 Comentários