Foto: Reprodução


Levantamento mostra Tarcísio com 46,5% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Lula, que tem 34,9%.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno da disputa presidencial, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Futura Inteligência. O levantamento, realizado entre os dias 12 e 13 de junho, mostra que Tarcísio teria 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula, uma diferença de 11,6 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros em todo o país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Os votos brancos ou nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos representam 2,8%.

Em comparação com o levantamento anterior, feito em maio, os números mostram uma mudança significativa no cenário eleitoral. Na época, Tarcísio e Lula apareciam empatados tecnicamente, com 41,1% e 41%, respectivamente. Já os brancos e nulos somavam 14,6% e os indecisos eram 3,3%.

Apesar da crescente projeção nacional, Tarcísio de Freitas já afirmou que não será candidato à Presidência em 2026, garantindo que tentará a reeleição como governador de São Paulo. Ele é visto como um dos principais nomes para ocupar o espaço deixado por Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).