Foto: Reprodução


Presidente dos EUA classificou situação em Gaza como “terrível” e disse estar em contato com envolvidos no conflito.

Durante um evento na Casa Branca nesta sexta-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que um cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas pode ser alcançado na próxima semana. Segundo ele, conversas com representantes das partes envolvidas indicam um possível avanço. “A situação em Gaza é terrível”, declarou o presidente.

Apesar do otimismo, Trump não deu detalhes sobre a possível trégua e até o momento, nem Israel nem o Hamas se pronunciaram oficialmente. O conflito, que começou em outubro de 2023, já se estende por quase dois anos, causando milhares de mortes e agravando a crise humanitária na Faixa de Gaza. O tema continua sendo uma das maiores preocupações da comunidade internacional.

Em janeiro, houve uma tentativa de cessar-fogo mediada por Catar, Estados Unidos e Egito, com previsão de três fases. A primeira, que envolvia troca de reféns por prisioneiros palestinos, chegou a ser cumprida parcialmente. No entanto, as etapas seguintes foram suspensas após Israel descumprir partes do acordo, travando as negociações desde então.