Foto: Reprodução

Durante cúpula da Otan, ex-presidente dos EUA afirmou que destruição de instalações nucleares iranianas foi decisiva para conter conflito

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica ao comparar os recentes bombardeios norte-americanos contra instalações nucleares do Irã aos ataques atômicos de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. Em declaração feita nesta terça-feira (25), durante a cúpula da Otan, Trump afirmou que a ofensiva “acabou com a guerra entre Israel e Irã”.

“Não quero usar o exemplo de Hiroshima, não quero usar o exemplo de Nagasaki, mas isso foi essencialmente a mesma coisa — isso acabou com uma guerra. Isso acabou com [a guerra entre] Israel e Irã. Se não tivéssemos eliminado [as instalações nucleares], eles estariam lutando agora”, declarou Trump.

Questionado sobre a possibilidade de uma nova ofensiva caso o Irã retome seu programa nuclear, o republicano foi direto: “Claro”. A fala repercutiu internacionalmente e reacendeu debates sobre os riscos geopolíticos de ações militares preventivas e os limites da diplomacia.

Até o momento, o governo iraniano não respondeu oficialmente às declarações. Especialistas em política internacional alertam que o conflito ainda pode escalar, caso haja novos ataques ou retaliações por parte do Irã ou seus aliados.