Foto: Reprodução


Segundo informações divulgadas neste domingo (16) pela agência Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou recentemente um plano de Israel para matar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. A decisão teria sido tomada mesmo diante das tensões crescentes entre Israel e Irã, especialmente após ataques relacionados ao programa nuclear iraniano.

Fontes do governo norte-americano, sob anonimato, afirmaram que altos funcionários dos EUA mantêm comunicação constante com autoridades israelenses, mas ressaltaram que não houve ataques diretos a cidadãos americanos. “Os iranianos já mataram algum norte-americano? Não. Até que o façam, nem sequer estamos falando em ir atrás da liderança política”, disse uma autoridade sênior.

Em entrevista à Fox News, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, evitou confirmar a informação: “Há tantos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram... faremos o que precisamos fazer”, afirmou, destacando que tanto Israel quanto os EUA sabem o que é melhor para seus interesses.