![]() |
Foto: Reprodução |
A Bahia é o estado mais violento do Brasil em números absolutos, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado nesta quinta-feira (24). Cinco cidades baianas estão entre as 10 mais violentas do país: Jequié, Feira de Santana, Juazeiro, Simões Filho e Camaçari. Em termos proporcionais à população, o estado fica atrás apenas do Amapá.
Jequié, no sudoeste baiano, aparece como a segunda cidade mais violenta do Brasil, atrás apenas de Maranguape (CE). O relatório aponta que, apesar da alta posição no ranking, houve uma queda de 8,4% nas mortes violentas na Bahia: foram 6.036 em 2023, contra 5.579 em 2024.
Mesmo com a redução geral, Juazeiro registrou aumento nos índices, enquanto Jequié, Feira de Santana, Simões Filho e Camaçari apresentaram queda. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os altos índices de violência estão diretamente ligados à disputa entre facções pelo controle do tráfico de drogas.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que ações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em Jequié contribuíram para a estabilidade dos índices, mas não detalhou as operações realizadas. A SSP também destacou reduções consecutivas de mortes violentas: 6% em 2023 e 8,2% em 2024.
Polícia baiana é a segunda mais letal do país
O relatório também chama atenção para o número de mortes por intervenção policial na Bahia. O estado continua com a segunda polícia mais letal do Brasil, atrás apenas do Amapá. Em 2024, seis cidades baianas aparecem entre as 10 com maiores taxas de mortes desse tipo, com destaque para Santo Antônio de Jesus, que lidera o ranking nacional com taxa de 30,2%, frente à média nacional de 22%.
0 Comentários