![]() |
Foto: Reprodução |
Na última segunda-feira (7), foi assinado um acordo de cooperação entre Brasil e China, com o objetivo de desenvolver estudos técnicos para a construção de uma ferrovia que ligará o porto de Ilhéus, no sul da Bahia, ao porto de Chancay, no litoral do Peru. Esta ferrovia, que cruzará o continente sul-americano do Atlântico ao Pacífico, visa facilitar o escoamento de produtos brasileiros para a Ásia, especialmente para a China, maior parceiro comercial do Brasil.
O projeto ainda está em fase de planejamento, sem estimativas de custo ou um traçado definitivo. De acordo com o Ministério dos Transportes, os estudos técnicos irão avaliar a viabilidade de aproveitar trechos de ferrovias já existentes no Brasil. A ferrovia passará pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
A expectativa é que a nova rota reduza significativamente o tempo médio de transporte de cargas do Brasil para a Ásia, passando de 40 para 28 dias, além de diminuir os custos logísticos.
Acordo e Parceria
A assinatura do acordo entre a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway, ocorreu por videoconferência. O acordo tem duração inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.
Embora estudos sobre a viabilidade de uma ferrovia transcontinental tenham sido realizados entre 2015 e 2016, o projeto não avançou devido ao cenário político e econômico da época. Ainda não há previsão para a conclusão dos levantamentos nem para o início das obras.
As informações são do portal G1.
0 Comentários