Foto: Reprodução


Levantamento mostra Tarcísio à frente de Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. como principal nome da direita caso Bolsonaro não concorra.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) mostra que Tarcísio de Freitas lidera a preferência da direita para a Presidência da República em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não dispute a eleição. O governador de São Paulo aparece com 15% das intenções de voto em julho, mesmo índice registrado em março e dois pontos abaixo do que teve em maio (17%).

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, surge em segundo lugar com 13% das menções — abaixo dos 16% de maio e dos 14% de março. Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, aparece com 9%, seguido por Eduardo Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal (PRTB), ambos com 8%. Eduardo Bolsonaro foi o que mais cresceu, subindo quatro pontos em relação às pesquisas anteriores.

Também foram citados Eduardo Leite (PSD), com 4%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), ambos com 3%. Para 19% dos entrevistados, nenhum dos nomes listados deveria ser o candidato da direita, enquanto 17% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento mostra estabilidade nos primeiros colocados e um cenário indefinido para a oposição na corrida presidencial de 2026.