Foto: Reprodução



A partir de 1º de agosto, exportações brasileiras para os EUA terão nova tarifa geral. Trump acusa Lula de perseguir Bolsonaro e diz que julgamento do ex-presidente é "vergonha internacional".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras. A medida entra em vigor em 1º de agosto e se soma a outras tarifas setoriais já existentes. O Brasil passa a liderar o ranking de países mais tarifados pelos EUA, superando Laos, Myammar e Tailândia.

Trump justificou a decisão criticando duramente o governo Lula (PT) pelo tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em suas palavras, “é uma vergonha internacional” o julgamento de Bolsonaro, que ele classificou como “respeitado mundialmente”. O republicano ainda afirmou que tentativas de driblar as tarifas com transbordo serão penalizadas da mesma forma.

A nova tarifa gerou apreensão entre exportadores brasileiros, principalmente dos setores agrícola e industrial. A medida poderá impactar fortemente a balança comercial entre os dois países. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações de Trump e as sanções anunciadas. A tensão entre os dois governos pode se intensificar nos próximos dias.