Foto: Reprodução


O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se manifestar em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), sugerindo que o aliado político estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas”. O comentário foi feito na noite de terça-feira (8), em sua própria rede social, a Truth Social.

Ao compartilhar novamente um post anterior sobre Bolsonaro, Trump escreveu:
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”

No dia anterior (segunda, 7), Trump já havia demonstrado apoio ao ex-mandatário brasileiro, afirmando que o Brasil estaria “fazendo uma coisa terrível” com Bolsonaro, em uma possível referência às investigações e processos judiciais que o político enfrenta. Trump chegou a comparar a situação de Bolsonaro com a sua própria, após as eleições presidenciais de 2020 nos EUA, quando também alegou perseguição política.

Bolsonaro, por sua vez, agradeceu publicamente o apoio de Trump. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a declaração do norte-americano, afirmando que Trump está mal informado sobre os fatos políticos e jurídicos do Brasil.

A aproximação entre os dois ex-presidentes é antiga. Ambos são frequentemente associados pela retórica conservadora, pelo discurso contra instituições e pela contestação dos resultados eleitorais que os afastaram do poder.