Foto: Reprodução


Papéis citam “DT e JB” e possíveis alusões aos ataques de 8 de janeiro

Durante buscas realizadas pela Polícia Federal (PF) na sede do Partido Liberal (PL), em julho, foram encontradas anotações manuscritas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com menções diretas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os documentos continham expressões como “DT e JB”, “Trump e equipe validaram o convite” e “JB alinhado DT”.

Investigadores apontam que uma das anotações — “JB — Trump — Último” — indicaria que Bolsonaro se vê, ao lado de Trump, como um dos últimos líderes conservadores. Também foram encontrados termos como “Lawfare — ativismo judicial” e uma referência à sua inelegibilidade com a frase “JB – + popular do BR cuja exclusão p/26 é afronta aos princípios democráticos”.

Outras anotações chamaram a atenção dos investigadores, como “06/08 – jan”, possivelmente ligando os ataques de 6 de janeiro de 2021 nos EUA e de 8 de janeiro de 2023 no Brasil, além de “tiro x facada”. Os registros, feitos antes da condenação de Bolsonaro pelo STF, não foram incluídos nos inquéritos em andamento.