Foto: Reprodução


Tel Aviv, 13 de novembro de 2023 — As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram nesta segunda-feira (13) as primeiras imagens dos 20 reféns israelenses libertados pelo Hamas, que estavam em cativeiro há dois anos. A imprensa estatal confirmou a libertação, mostrando os rostos cansados, mas vivos, dos reféns. Após o resgate, eles foram levados para atendimento médico e, em seguida, poderão se reunir com suas famílias.

No total, 48 reféns foram libertados, sendo 20 ainda vivos. A troca de prisioneiros entre as partes incluiu a liberação de cerca de 2.000 palestinos, 250 dos quais cumpriam penas de prisão perpétua.

Enquanto isso, caminhões de ajuda humanitária com alimentos chegaram à Faixa de Gaza neste domingo (12), revelando imagens chocantes de crianças desnutridas e multidões famintas. A guerra já causou a morte de mais de 67 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

A operação de resgates ocorre no contexto do cessar-fogo negociado com o auxílio dos Estados Unidos, trazendo um pequeno alívio para a população da região, ainda devastada pelo conflito.