Foto: Reprodução


A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) passou a analisar o projeto de lei apresentado pelo deputado bolsonarista Diego Castro (PL) que propõe instituir o “Dia do Orgulho Heterossexual” no estado, a ser celebrado em 17 de junho. Segundo o parlamentar, a iniciativa busca reconhecer e valorizar cidadãos heterossexuais, que, segundo ele, também merecem respeito e igualdade no debate público. Castro afirma que a proposta não pretende reforçar preconceitos ou criar antagonismos, mas garantir isonomia entre diferentes orientações sexuais. No texto, o deputado argumenta que heterossexuais seriam, por vezes, criticados ou constrangidos ao manifestar opiniões relacionadas à família. A proposta surge no mesmo mês em que é celebrado o Orgulho LGBTQIA+, cujo Dia Internacional ocorre em 28 de junho.