Foto: Reprodução


Declaração ocorreu em São Paulo e abordou diálogo diplomático, multilateralismo e encontro previsto com presidente norte-americano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta segunda-feira (9) de uma cerimônia no Instituto Butantan, em São Paulo, onde fez declarações sobre a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Durante o evento, Lula utilizou bom humor ao mencionar que, caso o presidente norte-americano Donald Trump conhecesse seu “parentesco com Lampião”, não provocaria o Brasil.

Na ocasião, o presidente afirmou que não busca conflitos com o governo dos Estados Unidos e destacou que a atuação brasileira está voltada para a defesa do multilateralismo. Segundo Lula, a estratégia do país é fortalecer o diálogo internacional e ressaltar a importância da cooperação entre as nações como base para a estabilidade global.

Ainda durante o discurso, Lula ressaltou que o multilateralismo contribuiu para a harmonia entre os Estados após a Segunda Guerra Mundial. O presidente também informou que já manteve uma conversa telefônica com Donald Trump e que ambos acertaram a realização de um encontro nos Estados Unidos, previsto para ocorrer em Washington, no mês de março.